Aeroporto Internacional Pinto Martins, Maracanaú

Airport

Airport Lounge

Aeroporto Internacional Pinto Martins

O Aeroporto Internacional de Fortaleza - Pinto Martins está localizado em Fortaleza, capital do Ceará. De acordo com a lista dos mais movimentados aeroportos do Brasil, é o décimo segundo mais movimentado do país, além de terceiro do Nordeste em passageiros domésticos e internacionais, ficando atrás de Salvador e Recife. É ainda o primeiro aeroporto do Nordeste em transporte de cargas e o sexto do país, atingindo em 2011, a marca de 50 toneladas em carga aérea. Em 2011, foi o aeroporto do nordeste que teve o maior aumento no número de passageiros em relação ao ano anterior (11,4% em relação a 2010). Esse aumento significativo está relacionado ao grande fluxo de turistas que a cidade de Fortaleza recebeu no mesmo ano.

História

O aeroporto teve suas origens na pista do Alto da Balança, construída na década de 1930 e utilizada até 2000 pelo Aeroclube do Ceará. Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu de base de apoio às Forças Aliadas, época em que foi construída a segunda pista de pousos e decolagens (Base do Cocorote), a atual pista principal do Aeroporto de Fortaleza.

Em 13 de maio de 1952, o aeroporto ganhou o nome de Pinto Martins, em homenagem ao cearense Euclides Pinto Martins que realizou o primeiro voo sobre o Oceano Atlântico entre Nova Iorque e o Rio de Janeiro, no início da década de 1920, a bordo do hidroavião Sampaio Correia.

Adress

Sei Nao
Maracanaú

Phone number

<<not-applicable>>

Parking

Aeroporto Internacional Pinto Martins, Maracanaú updated